Uma verdade inconveniente
Al Gore
Uma verdade inconveniente é um documentário de 2006 sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global, dirigido por Davis Guggenheim e estrelado pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore.
Verdade inconveniente é um documentário que tem como objectivo alertar as pessoas para o que está a acontecer no nosso planeta. O assunto principal deste documentário é o Aquecimento Global, e assim sendo este recorre a assuntos como o Protocolo de kioto, referente às emissões de CO2 para a atmosfera terrestre (ao qual os EUA não aderiram), de como podemos minimizar essas perdas desnecessárias de CO2, e muitas outras coisas.
Al Gore afirma que o Planeta deve ser estimado... e que cabe a quem o habita tomar conta daquilo que é seu e das suas gerações futuras.
O filme abre com Al Gore a falar para um auditório apoiado por projeções, slides e vídeos. Utiliza um pequeno curta de Matt Groening, criador dos Simpsons. O documentário mostra que ele tem viajado por todo o mundo levando sua mensagem. Surpreende ver como Al Gore mostra-se inteligente, entendido e passional sobre o assunto, diferente da forma como aparecia em sua campanha presidencial. Al Gore explica o problema de forma clara e simples, usando citações de Mark Twain e Upton Sinclair. Por meio de gráficos e estatísticas atmosféricas sobre milhões de anos lado a lado com fotografias da Patagônia, do Kilimanjaro, dos Alpes e da Antártida, entre outros locais, mostra o impacto produzido pelo homem durante anos no meio ambiente. Mostra como os meios de comunicação podem ser influenciados pelo lobby de certos grupos poderosos citando o exemplo Furacão Katrina.
Al Gore conta como se interessou pelo assunto quando ainda era universitário, durante uma palestra de Roger Revelle, um professor de Harvard, pioneiro na medição de dióxido de carbono na atmosfera. Conta ainda que o falecimento de sua irmã por cancro de pulmão provocou uma mudança na utilização do solo das fazendas da família onde plantavam o tabaco. O documentário leva-nos a reflectir sobre como parte do problema poderia ser evitado, se aplicássemos uma série de mudanças em nossos hábitos diários.
Um detalhe interessante é que Al Gore não queria fazer o filme e precisou ser persuadido a participar do projeto, deixou-se convencer pela importância da mensagem, até porque somos ao vilões e vítimas nessa história.
Como já foi dito este filme foi feito para se falar mais especificamente sobre o aquecimento global e é sobre ele que vou falar, pois é o principal motivo das nossas alterações climaterica. O que é o aquecimento global?Factores que influênciam esse mesmo aquecimento? Isto são resposta que irei dar mais a frente.
Aquecimento Global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Este fenómeno é causado pelo homem, ou seja somos todos nós que fazemos com que este aquecimento aconteça dizem relatórios efectuados, que grande parte do aquecimento observado durante os últimos 50 anos deve-se muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa de origem antropogênica (incluindo, para além do aumento de gases estufa, outras alterações como, por exemplo, um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição).
Este Efeito de estufa é causado por os gases libertados para a atmofera, como por exemplo, gases de fábricas, gases libertados por automóveis,etc.
Estes gases, fazem uma camada igual à de uma estufa ou seja, os raios solares entram dentro dessa mesma camada mas quando são reflectidos ja não são libertados dessa camada ficando assum acumulados e conservando o calor.
Isto é o que está a acontecer no planeta Terra o que tem vindo a causar graves problemas a termos ambientais, a nivel da saude , entre outros.
Será que há interesses? Quem deverá reagir para que este aumeto de CO2 não aumente mais?
A humanidade tomou conta da Natureza, nós fazemos dela o que queremos, há um pinhal grande, mas como tenho muito dinheiro e quero fazer lá um condominio de luxo e aqui vai disto, mandamos o pinhal abaixo e ganha-mos rios de dinheiro com a venda dessas habitações, fica bonito ter casas à beira mar, então vamos recuar o mar 15 metros para poder fazer casas à beira mar, mas não se tem em conta que a Nartureza um dia mais tarde vai buscar o que é dela.
A perda da nossa Natureza tem vindo a alastrar-se, tudo isto por interesses económicos, tanto ao nivel de Governos, como de empresas com muito potêncial económico, estes fazem o que querem e bem lhes apetece apenas pensando em dinheiro e nunca pensando que estão a degradar o nosso Planeta, também não pensam nas gerações futuras, são aquele tipo de pessoas que pensa, quando o mundo acabar, ja não estou cá....
A perda da nossa Natureza tem sido um fenómeno muito grave, pois desta forma não conseguimos evitar este efeito de estufa e este aqucimento, cada vez há mais carros, fábricas a libertarem CO2 e cada vez temos menos árvores a fazerem fotossíntese.
Temos de ser nós a proteger nosso Planeta, vendo o que fazemos de errado para corrigir esses mesmos erros.
Para que este aquecimento global não aumente temos de começar já a reagir, o podemos e devemos fazer?
Temos por exemplo de começar a reutilizar os objectos, reciclar para que possamos assim aproveitar esses mesmos objectos e não termos de recorrer sempre a Natureza afim de os extrairmos da mesma.
Isto é uma tarefa para os mais velhos, que por sua vez devem e podem educar os mais novos, fazendo-os cumprir essas regras, porque isto é para o bem de todos nós, é pena nem todas as pessoas pensarem assim.
A própria técnologia que se tem vindo a desenvolver ao longo do tempo tem sido um factor que tem aumentado bastante este aquecimento, podemos dar como exemplo a agrucultura tradicional com a nova, antigamente, na agricultura eram usados animais para efectuar trabalhos agriculas, era usada a mão do Homem, ao que com a técnologia tudo isto tem sido substituido por máquinas, que consomem muitos litros de combustivel, originando assim uma libertação elevada aumento do CO2 para a nossa atmosfera.
Cada vez tem-se notado um aumento da industria, em cada canto há uma fábrica, essas fábricas libertam gases toxicos para a atmosféra que contribuem muito para o efeito de estufa e consequentemente para o quecimento global, mas esses gases podem ser filtrados através de filtros colocados nas chaminés dessas fábricas, o que estas não colocam porque têm custos elevados. E ninguem controla isto?
É ridiculo pois tenho visto a economia á frente do nosso ambiente, isto tudo se deve aos politicos que colocamos no poder dos nossos paises, pois estes podem perfeitamente controlar estas coisas que prejudicam o nosso ambiente, a nossa qualidade de vida e a nossa saúde.
Temos o exemplo dos Americanos, que não quiseram aderiri ao protolo de Kioto, este protocolo é apenas uma mais valia para o nosso planeta, pois assim temos de conrolar todas as emissões de C02 mas o senhores do mundo não quiseram, pois isso implica custos “lá esta o dinheiro outra vez a frente do nosso ambiente”.
A China é um país que tem uma produção com muito baixo custo, antes de ver este documentário pensei que era apenas por terem uma mão de obra barata, pois vivem numa ditadura, mas ao ver este documentário verifiquei que a China efectua a sua industria a partir do carvão.
Porque o fazem e porque não deveriam fazer?
Os Chineses usam o carvão porque é uma matéria prima muito barata e para além disso a China produz bastante carvão, para terem ideia da quantidade de carvão que eles têm posso-vos dizer que na China há uma superficie maior que o Alentejo que o solo é só carvão, nesse subsolo há fogos que estão acesos há mais de 20 anos, pois não é possive apagá-los, verficando isto vemos o quanto é fácil para a China ter uma produção a baixo custo, mas agora temos o verso da medalha, os gases libertados pelo carvão são dos gases mais toxicos e mais prejudicias para a nossa atmosfera. Algum dia eles se preocuram com isso? Claro que não, o que importa é que o país produza bem e a baixo custo.
Com estes contributos para o aumento do aquecimento global, tem havido uma alteração climatérica bastante acentuada, catástrofes naturais, há locais em que antigamente havia rios, hoje em dia não há nada há um vale, há outros locais onde não chuvia, agora há tempestades que matam milhares de pessoas.
E as espécies animais que desaparecem?
Há espécies que viajam de uns locais para os outros, pois antigamente onde habitavam tinham um clima propício á sua espécie, com estas alterções climatéricas vêem-se obrigados a viajar para outros países que têm esse mesmo clima propìcio para a sua sobrevivência.
Tem-se falado bastante de uma coisa, que é derretimento dos polos, com este aqucimento os glaciares têm vindo a derreter, espécies têm morrido e o consequente aumento do nivel de água dos oceanos.
Hoje em dia há 2% de água potável no nosso planeta, há pessoas que dizem que o derreter dos polos é bom pois assim ficamos com mais água para beber, perfeita ignorância... esta água ao misturar-se com a água já poluida, fica também imprópria para consumo, mas enfim...
Este descongelamento só vai ser prejudicial, pois a vida existente nesses locais vais desaparcer e há o risco de o nivel do mar subir 6metros nos proximos anos.
Oque fazemos se isto acontecer?
Se na Costa da Caparica porque o mar consumiu uns parques de campismo já parcia o fim do mundo imaginemos se a cidade de Lisboa ficar submersa de água, é que depois não é só a cidade de Lisboa, todas a zonas costeiras de todos os continentes podem desaparcer se isto acontecer. Isto são coisas que as pessoas não pensam ou aqueles que pensam não ligam nenhuma pois acham que isso quando acontece já não estão cá, mas e a gerações futuras? Caso isto continue assim e se não fizermos nada estas gerações já mais existiram.
Reflectindo sobre tudo o que Al-Gore disse neste documentário, reforça ainda mais a minha opinião que eu já tinha que é necessário agir-mos em relação ao nosso comportamento como habitantes deste planeta, vi imagens chocantes como por exemplo um vale com barcos, esse vale anetriormente foi um rio.
A mensagem deixada por Al-Gore é que temos de proteger o noso planeta, mundando os nossos hábitos do nosso quotidiano.
Para mim foi muito interessante ver este documentário, pois tive a realidade do mundo mais aprofundada e realmente é mesmo necessário mudar muitas coisas mesmo que estas coisas não nos tragam tanto dinheiro, por isso é que este documentário te este nome, pois ele mostra coisas e dá-nos a entender todos os interesses politicos e económicos que não são convenientes que se saibam.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Módulo feito!
Parabéns!
Enviar um comentário