Ao longo dos tempos todos nós sentimos mudanças nos nossos quotidianos.
Para começar vamos falar da educação: Antigamente a educação era mais rídgida tanto nas escolas, como na educação dada pelos próprios pais.
Devido a má situação financeira ds pais muitas crianças eram obrigadas a deixar de estudar, enquanto nos tempos de hoje só não faz a escolaridade obrigatória quem não quer ou quem mantém as tradições antigas, por outro lado há pais que não tiveram oportunidade de ter uma formação académica e nos dias de hoje os filhos ja têm oportunidade de tirar cursos académicos ex: Um taxista com 50 anos, com apenas a 4ª classe, hoje tem uma filha formada em direito e é advogada.
Para finalizar o tema da educação podemos concluir que embora houvesse uma evolução nos dias de hoje sempre existiram diferentes classes socias.
Relativamente a classes socias houve um aumento dos rendimentos das familias portuguesas, o que também contribuiu para esse aumento foi o facto de as mulheres começarem a trabalhar , tendo por isso uma oportunidade de maior consumismo, podendo obter com maior facilidade electrodomesticos, telemóveis (coisa que toda as pessoas têm, incluindo crianças), viatura, casa própria, férias em destinos paradisiacos etc, coisas que à cerca de 30 anos atrás mesmo existindo esses artigos não se tinha, nem se sentia a necesidade do consumo dos dias de hoje.
Devido ao excesso de consumismo e ao exagero publicitárioas, as familias actuais por vezes gastam mais do que aquilo que ganham, tendo como oferta empréstimos bancário e de empresas de créditos pessoais, estes créditos ao serem fáceis de adquirir, são também exagerados e servem para cobrir dividas e em alguns casos tornam-se um ciclo vicioso.
Antigamente havia um ambiente familiar, coisa que nos tempos que correm é coisa rara pelas mais variadas razões, ou os pais passam mais tempo a trabalhar e quando chegam a casa os filhos já estão a dormir (há casos que o excesso de trabalho leva os pais a esquecerem-se dos filhos nas creches, coisa imposivel à uns anos atrás), ao jantar comia-se em familia hoje em dia já não ha esse hábito, ou pelo excesso de trabalho dos pais ou porque os jovens estao a jogar consolas ou porque estão na internet. O facto de os jovens começarem a sair mais cedo é também um factor que ajuda ao afastamento familiar, os pais com estas situações têm dificuldades de adaptação por vezes não os controlando, e por vezes há ate um contacto mais permaturo com drogas alcool e sexo.
Com isto podemos concluir que os tempos mudaram, numas coisas para melhor, em outras para pior, há sim uma coisa preocupante que é o facto de os portuguese terem perdido o hábito de leitura segundo estatisticas metade dos portuguese não leem um livro por ano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário