Questões sobres Biotecnologia eEngenharia Genética
DR 1- Em que medida a Biotecnologia aumenta a minha qualidade de vida?
Para começar, com a Biotecnologia podemos ter acesso a alimentos com preços mais baixos, logo podemos consumir alimentos que anteriormente não era possivel de consumir tendo em conta o seu preço, ou pelo menos tão frequentemente.
Para além de conseguirmos consumir alimentos com preços mais baixos, podemos também adquirir produtos com mais qualidade, visto que os alimentos genéticamente mudificados possuem, ou podem possuir alterações a nivel de resistências a ataques nocivos a sua existência. Podemos dar como exemplo o uso de herbcidas nas plantas: o seu uso leva a presença de quimicos indesejáveis e muitas vezes nocivos ao ser humano. A ausência destes mesmos quimicos causa muitas vezes a perda total ou parcial das colheitas ou colheitas com qualidade inferior por terem sido atacadas por bactérias, insectos e etc...
Porém temos o reverso da medalha, não há provas cientificas de que os alimentos alterados genéticamente possuem prigos para a saúde humana, visto que a Biotecnologia ainda é uma ciência muito recente.
DR 2- Sou contabilista numa empresa produtora de cereais. Que medidas posso prôr para o aumentar os lucros e diminuir custos?
Recorrer a Biotecnoloia pode ser uma opção, visto que médio-longo irá aumentar os lucros, embora os custos iniciais sejam um pouco elevados.
A aquisição de sementes genéticamente alteradas, é uma boa opção pois assim podem-se produzir sementes maiores, com menores consumos de água e com uma maior resistência a agressões externas, quer sejam provenientes de ervas daninhas, bacterias, fungos...
Se quisermos proceder a uma alteração mais revolucionária na empresa, poderiamos mudar a empresa para um local com melhores recursos de água, melhor exposição solar, melhores acessos e até um local ond houvese uma mão de obra mais barata e mais qualificada, ex: meios rurais.
DR 3- A Engenharia Genética é um recurso inesgotável de possibilidades para a humanidade. Devem existir limites politicos / cientificos ao seu desenvolvimento? Porquê?
Aqui o que interessa frizar é que tudo pode ser feto mas com peso e medida. No meu ponto de vista tem que haver limites.
Temos que defender o património genético da natureza e não deixar que este se perca.
Não podemos ceder a meros caprichos humanos. Usarmos a Eng Genética para melhorar a nossa qualidade de vida em vários aspectos tais como a saúde e alimentação parece-me bem, mas usa-la para outros fins levanta outras questões.
Já imaginaram cruzar-se com alguém igual a vocês?
Qual seria a vossa reacção?
Acham bem possuirmos o poder de criarmos cães com pelo cor-de –rosa, sem dentes e com olhos azuis só para o nosso belo prazer?
Isto tudo levanta uma série de questões éticas cada vez mais debatidas mas que ainda estão longe de ter uma conclusão, pois usada incorrectamente pode não ser assim tão benéfica, mas que se bem exlplorada poderá alterar o nosso modo de vida de uma maneira inimaginável e que trará beneficios para toda a humanidade, natureza ( para o mundo em geral).
DR 4- O avanço da biotecnologia poderá produir organismos para colonizarem ooutras plantas? Porue ainda não foi feito?
Com o avanço da Biotecnologia é possivel prduzir organismos para colonizarem outras plantas, mas ninguem no seu perfeito juizo irá deixar um papel tão importante na natureza nas mãos do possivel erro humao. Isto é, não podemos interferir com um processo que decorre perfeitamente à milhões de anos com uma tecnologia tão recente, tão pouco desenvolvida e tão perigosa. Os efeitos que uma possivel colonização por organismos mudificados genéticamente podem causar se forem mal feitos podem ser desastrosos. Podemos dar como exemplo as abelhas: criam-se abelhas genéticamente mudificadas, algumas escapam-se de um ambiente controlado, desenvolvem-se na natureza, entram em competição com outras abelhas, ganham a competição, estas tornam-se as unicas colonizadoras. Este cenário não me deixa descansado pois, podem ocorre infinitos erros dessas mesmas abelhas e podemos coprometer todo o processo de colonização.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário